Angola qualifica-se aos “oitavos” do mundial adaptado

 Angola qualifica-se aos “oitavos” do mundial adaptado

Istambul-Angop: A Selecção Nacional de futebol para amputados venceu este domingo a similar do Iraque, por 4-1, e garantiu a qualificação aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, que decorre na Turquia.

Depois de ter vencido sábado o Uruguai, por 4-0, na primeira jornada do grupo F, a vitória desta tarde coloca Angola na primeira posição com seis pontos, os mesmos que a Itália, na segunda posição, mas com diferença no coeficiente de desempate.

Os italianos venceram na estreia o Iraque por 2-0 e hoje derrotaram o Uruguai por 2-1, garantindo igualmente a qualificação à outra fase.

Angola e Itália defrontam-se segunda-feira, a partir das 13h30, mais duas horas que em Angola, para a terceira e última ronda da fase inicial cuja importância basea-se apenas em quem vai liderar o grupo.

Os golos da selecção no desafio contra o Iraque foram marcados por José Candeeiro, duas vezes. Celestino Elias rubricou o quarto, mas antes, o adversário marcou na própria baliza.

O atacante José Candeeiro é o melhor marcador do combinado nacional, com quatro tentos, com “bis” nos dois jogos já disputados.

A equipa técnica naciona, liderada por Augusto Cheto, tem optado por colocar a jogar quase todos os atletas. Em dois desafios, não evoluiram ainda os guarda-redes Jesus Mateus e Lilito Augusto, numa altura em que a titularidade tem sido de Sebastião Cacumba.

O atacante Sabino António, atleta veterano da selecção, foi alinhado na segunda parte este domingo, depois de no dia anterior ter permanecido no banco de suplentes.

Esta primeira fase do campeonato decorre no complexo desportivo da Federação turca de futebol.

Qualificam-se para os oitavos-de-final as duas primeiras selecções de cada um dos seis grupos constituídos e mais as quatro melhores terceiras classificadas.