A selecção angolana de futebol em honras, terceira classificada do grupo F com três pontos, procura consolidar, segunda-feira, a caminhada para a próxima copa do mundo, quando defrontar o Gabão (4º e último, com 1 ponto), no Estádio de Franceville, em jogo da quarta jornada das eliminatórias.
Depois do moralizador triunfo (3-1) sobre o adversário em causa, na última sexta-feira, em Luanda, o conjunto nacional está obrigado a pontuar em território gabonês, por formas a “alimentar” o sonho de voltar a marcar presença na maior prova da modalidade no mundo.
Conquistar, uma vez mais, os três pontos, no curto espaço de três dias, e aguardar por um empate entre o Egipto (líder do grupo com sete pontos) e a Líbia (2ª com seis) seria o melhor cenário, entre os vários possíveis, para os Palancas Negras que este domingo se deslocaram, bastante motivados, para a cidade de Franceville.
A acontecer tal prognóstico, o grupo às ordens de Pedro Gonçalves conservaria a terceira posição, mas já bem próximo dos outros concorrentes com seis pontos, sendo que os egípcios somariam oito e os líbios sete, relançando-se assim a luta por um lugar na prova do Qatar, em Novembro de 2022, uma vez que Angola irá a Tripoli, na quinta ronda, e fecha a fase de grupos (6ª jornada), em Luanda, frente aos faraós.
A partida acontece às 14 horas e será ajuizada por um quarteto senegalês, chefiado por Maguette Ndiaye, de acordo a indicação da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Este terá como assistentes Djibril Camara e El Hadji Samba, enquanto Daouda Gueye é o quarto árbitro.
Será o 22º jogo entre Angola e Gabão, tendo os Palancas Negras 11 triunfos, contra cinco do adversário e igual número de empates, num duelo iniciado em 1979, no Estádio da Cidadela, em Luanda, com vitória dos anfitriões, por 1-0.
Angop