O Sagrada Esperança encostou-se ao Petro de Luanda na liderança do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, ao derrotar, sábado (27), a Académica do Lobito, por uma bola sem resposta, na abertura da nona jornada, numa tarde onde o 1º de Agosto consentiu empate a dois golos ao Kabuscorp do Palanca, tal como o Bravos do Maquis cedeu igualdade sem golos ao Cuando Cubango FC, e o Recreativo do Libolo ao Desportivo da Lunda-Sul.
Depú, o marcador de serviço nos campeões nacionais, apontou o tento solitário da partida, ao concretizar uma grande penalidade aos 23 minutos, com os “estudantes a darem excelente réplica, apesar do desaire. Com o triunfo, o Sagrada chegou aos 20 pontos e colou-se ao Petro de Luanda, que joga apenas neste domingo.
No prato mais suculento do cardápio, o 1º de Agosto deixou escapar aquilo que já parecia um triunfo certo. A ganhar por duas bolas sem resposta ao intervalo, com golos de Zini Salvador e Luvumbo, aos 16 e 21 minutos, o 1º de Agosto relaxou, dormiu à sombra da bananeira e deixou o Kabuscorp agigantar-se e igualar a partida. O autor da reviravolta foi Ritchie, aos 59 e 69 minutos, de grande penalidade. Com um jogador a menos, Paizo foi expulso por acumulação de amarelos, os militares foram remetidos ao seu meio campo e foram obrigados a assumir cautelas defensivas.
No Estádio Mundunduleno na cidade do Luena, o FC Bravos do Maquis não soube tirar proveito do factor casa, ao consentir empate sem golos na recepção ao Cuando Cubango, numa partida onde os guarda-redes foram meros espectadores tão poucas foram as jogadas de perigo, para ambos os lados, embora os pupilos de Zeca Amaral tenham sido os que mais atacaram.
Empate, mas a um golo, registou-se também na recepção do Recreativo do Libolo ao Desportivo da Lunda-Sul. A formação forasteira foi a primeira a marcar, já na ponta final da partida, aos 89 minutos, mas os anfitriões igualaram no período de compensações, aos 90+8. Gláucio marcou pelo Desportivo, e Liliano pelo Libolo.
Hoje, prossegue a disputa da jornada, com o líder Petro de Luanda a defrontar, às 16h30, o Progresso Sambizanga, no Estádio 22 de Junho, e o Desportivo da Huíla recebe no Estádio da Tundavala, às 15h30, o Recreativo da Caála. A jornada encerra na quarta-feira, com o jogo Wiliete de Benguela-Interclube. O desafio Sporting de Cabinda-Sporting de Benguela foi adiado a pedido dos contendores. O Conselho Técnico Desportivo (CTD) da Federação Angolana de Futebol (FAF) anunciou que a data do jogo será dada a conhecer no próximo comunicado.
JA