O desafio Kabuscorp do Palanca – Petro de Luanda é a grande atracção da tarde, na abertura da quinta jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, Girabola’2021/22, que inscreve ainda os jogos Bravos do Maquis – Académica do Lobito, Progresso Sambizanga – Sporting de Cabinda e Recreativo do Libolo – Recreativo da Caála.
O Estádio Municipal dos Coqueiros hoje, a partir das 16h00, vai testemunhar o duelo mais aguardado da tarde, que opõe o Kabuscorp do Palanca ao Petro de Luanda, na reedição de um dérby luandense ausente dos adeptos há dois anos, reencontro entre velhos rivais que promete ser escaldante e preenchido de momentos de bom futebol.
Os tricolores, na condição de vice-campeões nacionais e crónicos candidatos a um título que foge há onze, são obrigados a assumir o favoritismo ante uma equipa, que regressou à fina flor do futebol nacional com promessas de lutar pelos lugares cimeiros. Com estes ingredientes antevê-se uma partida renhida.
O Petro de Luanda pretende manter a senda de vitórias para alimentar o sonho de voltar a erguer o cobiçado troféu, ao passo que a equipa da Rua F do bairro Palanca, depois do arranque titubeante, está galvanizada depois do triunfo fora de portas na jornada passada, e ambiciona certamente manter a passada triunfante.
Apesar do favoritismo tricolor, Alexandre Santos e pupilos vão ser obrigados a esgrimir todos os argumentos para contornarem a previsível réplica do adversário, que sempre fez questão de bater o pé e tentar surpreender os colossos do futebol doméstico. Antevê-se espectáculo no relvado dos Coqueiros, que os adeptos não podem testemunhar, por decisão federativa a sancionar comportamento incorrecto dos adeptos do clube do Palanca.
O FC Bravos do Maquis, que ainda não venceu nesta edição do Girabola, vai tentar tirar a “barriga da miséria”, quando receber hoje, às 15h00, no Estádio Mundunduleno, a Académica do Lobito. A jogar no seu reduto, a formação do Luena vai procurar confirmar o favoritismo caseiro, diante de uma formação que está no Luena para contrariar, procurar equilibrar a contenda e regressar ao Lobito com pontos na bagagem.
O Progresso Sambizanga defronta o Sporting de Cabinda, às 15h30, no Estádio 22 de Junho, num duelo entre equipas que ainda não conhecem o doce sabor da vitória, pelo que o embate promete ser bastante renhido, embora os sambilas a jogarem diante dos seus apoiantes levem alguma dose de favoritismo, que vão ter de justificar em campo. Uma partida que promete equilíbrio durante os noventa minutos e pode ser decidida nos detalhes. Os contendores vêm de derrotas caseiras e ambicionam redimir-se nesta jornada, o que faz antever uma disputa renhida.
O Recreativo do Libolo, embalado com o percurso vitorioso nas duas últimas jornadas, recebe motivado o homónimo da Caála, no Estádio de Calulo, às 15h00, com o propósito de conquistar mais três pontos. Mas, a formação visitante, que vem de derrota na ronda passada, quer certamente evitar novo desaire, pelo que tudo fará para, pelo menos, sair com um ponto da vila de Calulo.
É uma partida em que Paulo Torres e pupilos devem confirmar o ascendente e o bom momento de forma, justificando com um triunfo diante dos seus adeptos, cabendo aos caalenses contrariar as pretensões dos anfitriões.
A disputa da jornada encerra amanhã com o seguinte cartaz: Desportivo da Huíla-Sporting de Benguela, Desportivo da Lunda-Sul-Interclube e 1º de Agosto-Cuando Cubango FC.
JA