• 4 de Dezembro, 2024

Lesão tira Carlos Morais da janela de qualificação

 Lesão tira Carlos Morais da janela de qualificação

Os extremos-base, Carlos Morais e Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos, base, e o extremo-poste, Leonel Paulo, vão falhar a disputa da primeira janela de qualificação para a Copa do Mundo de 2023, a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, em Benguela, devido a lesões.

O facto foi revelado, ontem, durante a cerimónia de apresentação da pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, decorrida  numa das salas de reunião do Palmeiras Suite Hotel, em Talatona, Luanda.

Carlos Morais, um dos capitães dos hendecacampeões africanos, e Hermenegildo Santos, recuperam de forma satisfatória das respectivas lesões, contraídas aquando da disputa da XXX edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, que teve como palco a cidade de Kigali, capital do Rwanda.

Curiosamente, os dois atletas deixaram a competição com problemas no joelho esquerdo. Carlos Morais tem, igualmente, um problema num dos dedos da mão esquerda. Já o extremo- poste Leonel Paulo foi submetido, recentemente,  a uma intervenção cirúrgica, num dos joelhos, ao passo que extremo-base Edson Ndoniema deve passar pelo mesmo procedimento clínico nos próximos dias.

O “cinco” nacional, que procura a nona presença numa fase final de uma Copa do Mundo, estará desfalcado das suas quatro principais unidades, que estiveram em grande destaque na fase final do Afrobasket de Kigali.

Catorze atletas, dos 17 convocados para a disputa da primeira janela, marcaram presença na cerimónia de apresentação do “cinco” nacional, realizada sábado (13).

Leonel Paulo, Macaxi Braz e António Monteiro, este último a militar no Sporting Clube de Portugal, foram os ausentes.
A delegação angolana será submetida, hoje, aos obrigatórios testes de despiste  da Covid-19, antes de seguir viagem, amanhã, para a cidade das Acácias Rubras, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, para disputar a primeira janela de qualificação para a Copa do Mundo de 2023, a disputar-se nas Filipinas, Japão e Indonésia.

O seleccionador nacional, Josep Clarós “Pep”, desembarca na capital do país, na terça-feira, rumando posteriormente para a cidade das Acácias Rubras, segundo José Moniz da Silva, presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

“O técnico tem a chegada marcada para terça-feira, e neste mesmo dia segue viagem para a província de Benguela”, asseverou o homem forte da FAB.

Angola figura no Grupo C, ao lado das similares da Costa do Marfim, adversário de estreia no dia 26, Guiné e República Centro Africana(RCA). No Grupo A estão perfiladas as selecções da Nigéria, Cabo Verde, Mali e Uganda.

JA

Artigos relacionados