• 5 de Dezembro, 2024

Maquis verga Wiliete e sobe para sétimo

 Maquis verga Wiliete e sobe para sétimo

O Bravos do Maquis ascendeu, domingo (23), à sétima posição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, ao bater, por 2-0, o Wiliete de Benguela, no Estádio de Ombaka, em jogo de desfecho da 16ª jornada.

Dabanda , aos 53 minutos, e Haison, aos 90+1, deram corpo à vitória dos marquisardes. Antes disso, assistiu-se, na etapa inicial, a um desafio demasiado táctico, onde a equipa do Bravo do Maquis, aos 20 minutos, deixou a iniciativa de jogo para o Wiliete. Neste particular, destaque para os marquisardes que foram jogando no erro do adversário.

No reatamento, o técnico Zeca Amaral trouxe outra dinâmica ao sector ofensivo, com jogadas de passes curtos e longos. Volvidos poucos minutos, Buá, numa jogada de passe longo isolou Dabanda, passou pelos dois centrais do Wiliete para fazer o primeiro golo do Maquis.

O segundo tento foi uma fotocópia do primeiro golo. No tempo de compensação, Dabanda recebe a bola, remata para defesa incompleta do guarda-redes, aparece Haison sem marcação no “coração” da área do Wiliete e faz o segundo da partida, fixando, assim, o resultado em 2-0.

A formação benguelense nada mais fez na partida para igualar ou chegar à vitória. O triunfo  por 2-0 traduz em pleno o domínio exercido pelos marquisardes durante todo o jogo. A maturidade do Maquis acabou por ser a tónica fundamental do encontro.

Albano César, treinador do Wiliete, disse, no final do jogo, que os erros constantes no desafio ditaram o resultado. “Jogamos com uma equipa experiente. Estamos com défice de golos, quando não se marca sofre-se. Vamos ter que corrigir”, atestou.

O técnico adjunto do Ma-quis, Pedro Jorge, reconheceu que foi uma partida muito difícil. “É preciso trabalhar muito para jogar com o Wiliete. Soubemos estar em campo e vencemos”, afirmou. No Estádio Municipal dos Coqueiros, o Progresso  Sambizanga conseguiu uma importante vitória por 2-1, diante do Desportivo da Huíla.

Vanilson e Isaque deram a vitória aos sambilas. O tento de honra dos militares da Região Sul foi rubricado por  Robson. O Progresso soma agora nove pontos e está na 15ª posição, ao passo que o Desportivo mantém-se na nona posição com 19 pontos.

JA

Artigos relacionados