• 4 de Dezembro, 2024

Petro e Sagrada Esperança estão nos potes três e quatro

 Petro e Sagrada Esperança estão nos potes três e quatro

Petro de Luanda e Sagrada Esperança, equipas angolanas, integram os potes três e quatro do sorteio da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol, agendado para Dezembro, na cidade do Cairo, Egipto.

Os petrolíferos do Eixo Viário, às ordens do técnico português Alexandre Santos,  partilham o pote com o Al Hilal do Sudão, CR Belouizdad da Argélia e o Entente Sportive de Sétif da Argélia, equipas com as quais não jogará na disputa da fase de grupos, cujo arranque está marcado para Fevereiro do próximo ano.
Por sua vez, a formação diamantífera, orientada pelo angolano Roque Sapiri, está ao lado do Al Merrikh do Sudão, Jwaneng Galaxy do Botswana e Amazulu da África do Sul.

No pote um perfilam Al Ahly do Egipto, Esperance de Tunis da Tunísia, Wydad Casablanca e Raja de Casablanca, ambas de Marrocos. No dois estão acomodadas as equipas do Zamalek do Egipto, Mamelodi Sundowns da África do Sul, Horoya da República da Guiné e o Étoile du Sahel da Tunísia.

Na primeira eliminatória de acesso à fase de grupos, o Petro de Luanda afastou o Fovu Baham dos Camarões, ao empatar (2-2) na deslocação à cidade de Yaoundé. Em Luanda, no desafio de resposta, os tricolores beneficiaram dos tentos marcados fora de portas, pois voltaram a empatar, desta sem golos.

Moralizado com a possibilidade de entrar pelo quarto ano consecutivo na “Champion” africana, o Petro empatou a duas bolas frente ao Association Sportive Otôho do Congo,  em Brazzaville. Uma semana depois, no jogo de resposta, disputado em Luanda, os tricolores venceram, por 2-0.

Já o Sagrada Esperança deixou pelo caminho o FC Platinum do Zimbabwe e o Royal Leopards da e-Swatini.
Depois do empate sem golos nos Coqueiros, os lundas contrariaram os prognósticos desfavoráveis e foram a casa do Platinum ganhar aos penaltis, por 5-4. Contra o Royal, Sapiri e jogadores beneficiaram do resultado robusto de 3-1, uma vez que na segunda mão perderam por 0-1.

  Angolanos encaixam 550 mil dólares

As equipas do Sagrada Esperança da Lunda-Norte e do Petro de Luanda vão receber da Confederação Africana de Futebol (CAF) a quantia de 550 mil dólares, como prémio de qualificação à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Os diamantíferos ultrapassaram, na última eliminatória, o Royal Leopards da e-Swatini, enquanto os tricolores bateram o Otôho do Congo Brazaville.

Com a entrada na fase final da liga milionária de clubes, Sagrada e Petro podem continuar a “facturar” milhões de dólares, caso mantenham intacta a senda vitoriosa durante a disputa da etapa de grupos. Ou seja, por cada vitória, a CAF atribui 100 mil dólares e metade deste valor em caso de empate.

Para a disputa das competições africanas de clubes (Liga dos Campeões e Taça da Confederação), a CAF disponibiliza quatro milhões e 500 mil dólares. O vencedor da “Champions” recebe o prémio monetário de 950 mil dólares, o finalista vencido 665 mil, enquanto o semi-finalista encaixa 427.500 mil dólares.

A quantia disponibilizada pela CAF aos clubes africanos é considerada, ainda, uma “gota de água” se comparada com a oferecida pela UEFA. O finalista vencido da UEFA “Champions League” recebe três milhões e 800 mil euros. O campeão tem um prémio no valor de seis milhões e 400 mil euros, enquanto quem não se qualifica para a Champions ou a Taça UEFA recebe 160 mil euros, um valor aproximado ao do finalista vencido da Taça da Confederação, prova africana, cujo troféu denomina-se Nelson Mandela.

JA

Artigos relacionados