• 1 de Dezembro, 2024

Selecção de andebol garante apuramento para mundial

 Selecção de andebol garante apuramento para mundial

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol apurou-se, domingo (20), para o Campeonato do Mundo da categoria, após vencer a similar da Zâmbia no segundo jogo do grupo preliminar “A” do Campeonato Africano, por 57-22.

 

Até ao intervalo, parte da vitória já estava construída, uma vez que a vantagem angolana era de 35-12. Com este desfecho, nada mais impede Angola de preparar as malas para desfilar a sua classe na Eslovénia de 22 de Junho a 3 de Julho do corrente ano, uma vez que as duas primeiras classificadas têm apuramento directo ao Mundial, prova onde vai assinalar a 12ª presença.

A última presença angolana foi na Hungria, em 2018, onde obteve a 19ª posição. O melhor registo conseguido foi em 2011, na Macedónia, onde a Selecção obteve o 11º lugar.

O jogo diante das zambianas foi uma cópia da partida anterior, na jornada de abertura, em que as comandadas de José Terça Chuma, seleccionador nacional, tiveram folga para cometer erros  e corrigir, dada a fragilidade das adversárias. Na primeira jornada, Angola tinha ganho Burkina Faso por 42-16.

Também ontem, o Egipto carimbou o passe para o Mundial ao lograr a segunda vitória na fase preliminar, 51-25, depois de, na primeira jornada ter passado pela Zâmbia por 47-18. No grupo “B” a anfitriã Guiné começou a prova com vitória, 36-21, sobre a Argélia, enquanto na partida mais equilibrada até agora, a Nigéria assustou a campeã, Tunísia, com quem perdeu por 40-42, após empate a 20 golos, na primeira parte do jogo.

Hoje a prova regista folga, as equipas vão retemperar energias para a jornada decisiva de amanhã, em que cada grupo define o vencedor.

Fonte:JA

Artigos relacionados