Com golos de Ming (duas vezes), Gionani e Bugus, o Wiliete goleou, segunda-feira (15), o Sporting de Benguela, por 4-0, e cimentou a segunda posição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, com 15 pontos, menos um que o Petro, na liderança.
O jogo, disputado no Estádio do Ombaka, enquadra-se no prosseguimento da sétima jornada.
Tal como já se previa, assistiu-se a um derby benguelense de sentido único. Pertenceu ao Wiliete o domínio territorial da contenda.
A equipa orientada por Albano César não deu veleidades ao Sporting, orientado por Osvaldo Jony, reduzido a uma autêntica nulidade durante quase todo o jogo.
O Wiliete muito cedo assumiu as despesas do jogo e chamou a si a iniciativa das jogadas, perante um adversário que, diga-se, se mostrou impotente para sacudir a enorme pressão a que esteve sujeito.
A goleada começou a ser desenhada aos 34 minutos, por Ming, numa jogada de belo efeito, com remate de recarga, após uma jogada de insistência no “coração” da área dos sportinguistas. Nessa altura, o Wiliete já jogava com facilidade, embora nem por isso imprimia intensidade ao seu futebol.
Segunda parte
A segunda parte começou o Wiliete muito mais perigoso. Fruto desta postura, com alguma naturalidade, aos 49 minutos, numa jogada muito bem conduzida por Brazuca, Ming bisa no jogo e dilata a vantagem para 2-0.
O Sporting foi incapaz de reagir às adversidades. Gionani fez o 3-0, numa altura em que o Wiliete se alojou à frente da área do adversário, forçando-o a sacudir a bola como pôde e procurar sair ao contra-ataque, sempre que descobrisse uma brecha.
Mesmo a vencer por larga vantagem, o Wiliete não tirou o pé do acelerador, forçando o Sporting a voltar a “morder a isca”. Bugus, ao cair do jogo, fez o 4-0. E os números não foram mais expressivos, porque o actual segundo colocado do Girabola protagonizou um festival de falhanços.
A sétima jornada, recorde-se, já produziu os seguintes resultados: Kabuscorp – Cuando Cubango (2-2), Desportivo da Lunda Sul – Caála (1-0), Desportivo da Huíla – Interclube (1-0) e Progresso Sambizanga – Académica do Lobito (1-1).
JA