Redacção-Ao contrário do que foi anunciado aquando da inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) em Novembro do ano passado, o empreendimento só vai receber aviões de transporte de passageiros domésticos e internacionais no final deste ano, informou nesta segunda-feira (15.04), coordenador do Gabinete Operacional dessa infra-estrutura, José Paulo Nóbrega.
A previsão inicial era que as operação teriam início no segundo trimestre de 2024.
De acordo com o responsável, nesta altura decorre o processo de formação de mais de mil técnicos, para posterior certificação internacional que os licencia a operarem o novo Aeroporto de Luanda.
O responsável prestou esta informação à ANGOP no final de uma visita de constatação ao novo Aeroporto, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, que visou avaliar os desafios até a operacionalização do AIAAN.
A visita foi antecedida por uma reunião multissectorial de acompanhamento a construção e activação desta infra-estrutura.
O coordenador fez saber que, neste momento, o grande desafio para operacionalizar o aeroporto prende-se com a formação de quadros que já teve início há cerca de quatro meses, sendo que a partir do mês de Junho arranca o treinamento “on job”.
“Efectivamente, temos dois tipos de desafios, sendo o primeiro com as reparações dos últimos trabalhos necessários, antes do arranque, mas que não condicionam a operacionalidade do aeroporto”, assegurou.
O coordenador do Gabinete de Obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (GONAIL) referiu que em breve vai se dar início a formação dos técnicos para a manutenção, visando garantir a sua longevidade.
Disse haver uma equipa multidisciplinar com 18 grupos, compostos por mais de 40 técnicos cada, entre profissionais de transportes públicos da TCUL, dos Caminhos de Ferro e AGT, que diariamente acertam as melhores formas de colocar em funcionamento o aeroporto em todas as suas valências.
O empreendimento já tem disponíveis os equipamentos e tecnologia necessários para o seu normal funcionamento, como sejam os relativos aos bombeiros, segurança, comunicação, controlo de bagagem, de passageiros e de circulação.
O AIAAN opera desde Janeiro com o serviço de carga e neste momento tem uma média de cinco voos por semana, com maior pendor para importação de diversos países.
“Já temos recebido aviões cargueiros de grande porte como o 747 e outros mais ligeiros, de várias partes do mundo, enquanto os de passageiros continuam por enquanto no Aeroporto 4 de Fevereiro”, disse.
Inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023, o AIAAN tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período, 130 mil toneladas de mercadorias.
O novo aeroporto internacional foi concebido para se assumir como um dos maiores e mais relevantes hubs aeroportuários e logísticos do continente africano, não só para dinamizar as trocas comerciais interafricanas e promover a mobilidade entre os países de África, mas também para consolidar a ligação de Angola e de África ao resto do mundo.