O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou a todas as partes envolvidas nas eleições presidenciais deste domingo em São Tomé e Príncipe para que privilegiem o diálogo e se abstenham de quaisquer actos de violência.
“O Secretário-Geral tem acompanhado de perto o processo eleitoral presidencial em São Tomé e Príncipe e observa que a primeira volta foi conduzida pacificamente”, afirma Stéphane Dujarric, porta-voz de António Guterres, numa declaração divulgada na sexta-feira.
Esta é a primeira vez que um Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) se pronuncia sobre um acto eleitoral em São Tomé e Príncipe na véspera das eleições, segundo fonte da organização.
Na mesma mensagem, o líder da ONU congratula-se com a assinatura, pelos dois candidatos à segunda volta, de um “código de conduta” durante a campanha eleitoral.
“Encoraja todos os envolvidos a continuarem a utilizar o diálogo e a estabelecer canais legais para a resolução de disputas, e a absterem-se de quaisquer actos de violência”, refere ainda a nota da ONU.
Além disso, saúda “os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) para ajudar a construir uma via pacífica para a estabilidade a longo prazo no país, nomeadamente através do destacamento de um enviado especial”.