A antiga referência do futebol nacional, Albino António Carnaval, atribuiu favoritismo ao Petro de Luanda ante o 1º de Agosto, no “clássico” de sábado, às 16h30, no Estádio 11 de Novembro, para 18ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2021/22).
Em declarações à ANGOP, na capital angolana, em antevisão ao confronto entre as duas maiores equipas do país, argumentou, estar o Petro em melhor forma desportiva, numa altura em que as evidencias também demonstram melhor interpretação das orientações do treinador, o português Alexandre Santos, por parte dos atletas.
Para ele, o 1º de Agosto (3º/37 pontos), orientado pelo sérvio Serdan Vasileviç, vive certa pressão psicológica e competitiva, pela preocupação em recuperar a desvantagem pontual em relação aos seus adversários directos, no caso o Petro (1º/47) e o Sagrada Esperança (2º/41).
No entanto, o ex-guarda-redes do Clube Mambroa do Huambo e da selecção referiu que a dinâmica do jogo e o empenho dos jogadores das duas equipas pode determinar o resultado, imprevisível em desafios de tamanha dimensão.
Para o craque do passado, que regozijou-se com o retorno de 50 por cento de público aos campos, em função da actualização das medidas de prevenção à Covid-19, mais jogos deste nível potencia a competição e beneficia às selecções nacionais.
Recorde-se, o último encontro entre os dois emblemas terminou num empate a dois golos.
As duas equipas entram para o “clássico” sem casos clínicos até ao momento. No conjunto do RI/20, Jó Vidal, defesa central, já está apto para as opções do seu treinador, após ter cumprido castigo federativo.
Nas hostes do “catetão”, o capitão Job, que havia deixado o jogo frente ao Recreativo da Caála devido a problemas físicos, já está recuperado e está entre os eleitos do seu técnico.
Em véspera do 82º clássico, o Petro de Luanda soma 15 títulos e 32 vitórias, enquanto o seu adversário tem 13 troféus e 26 triunfos nos desafios entre si. Pelo meio regista-se 23 empates.