• 14 de Abril, 2025

Líderes africanos declaram 2022 “ano da nutrição”

 Líderes africanos declaram 2022 “ano da nutrição”

A iniciativa “Líderes africanos pela nutrição”, colocada sob a égide do Banco Africano de Desenvolvimento, foi distinguida a 6 de Fevereiro em Adis Abeba pela União Africana (UA) pelos progressos realizados na promoção de investimentos para a nutrição, a nível do continente.

No final da sua 35.ª sessão ordinária  , no  domingo passado, a UA, através de uma sucinta decisão, elogiou “a iniciativa dos Líderes Africanos para a Nutrição, que permitiu apoiar a advocacia a favor da nutrição no âmbito dos esforços para assegurar que Os Estados Membros alocam recursos financeiros adequados para intervenções de nutrição. »

A iniciativa African Leaders for Nutrition é uma plataforma para engajamento político de alto nível para o avanço da nutrição na África.

É liderado por antigos chefes de Estado, ministros das finanças e personalidades eminentes. A sessão da União Africana declarou 2022 o “Ano da Nutrição da União Africana”.

No seu discurso aos chefes de Estado, o Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi A. Adesina, salientou a importância do avanço da nutrição.

África contra a desnutrição

Segundo  Vice-Presidente do Banco responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Humano e Social, Beth Dunford “o reconhecimento dos esforços dos Líderes Africanos para a Nutrição surge num momento em que esta iniciativa capitaliza a visibilidade que a declaração do Ano União da Nutrição Comité contribui para a luta para erradicar a desnutrição e aumentar a segurança alimentar na África”.

Os Líderes Africanos da Nutrição têm três objectivos para o “Ano da Nutrição”: assegurar os investimentos necessários para implementar um plano de acção nutricional que reduza a malnutrição em todo o continente; identificar intervenções custo-efetivas que valham a pena implementar e; promover a responsabilização à medida que os Estados Membros da União Africana se esforçam para alcançar os Objetivos da Organização Mundial da Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sobre nutrição.

Segurança alimentar

O Ano da Nutrição da União Africana gira em torno do tema da construção da resiliência nutricional e da segurança alimentar do continente. Tem como objetivo fortalecer os sistemas fundamentais, como os sistemas agroalimentar, de saúde e de proteção social, e acelerar o desenvolvimento do capital humano, social e econômico na África.

Os Líderes Africanos para a Nutrição apoiarão a Comissão da União Africana e o Governo da Costa do Marfim para reunir os “campeões da nutrição” membros da iniciativa, a fim de conceber estratégias que garantam a implementação bem sucedida da declaração. A iniciativa também apoiará a Comissão da União Africana na sua advocacia junto dos líderes africanos para aumentar o investimento em intervenções cuidadosamente orientadas e na monitorização do progresso. A iniciativa também planeja organizar reuniões consultivas de alto nível com as partes interessadas nos países africanos, dedicadas à mobilização de recursos adicionais para investir em nutrição.

O Director da Agricultura e Agro-Indústria do Banco Africano de Desenvolvimento, Martin Fregene, falando à margem da 35ª sessão da União Africana, referiu: “A promoção da nutrição faz parte da estratégia “Feed Africa” do Banco , que é implantado por meio de muitos dos programas do Banco, como nosso principal programa “Tecnologias para a transformação da agricultura africana”, que fornece tecnologias adaptadas à mudança para milhões de pequenos agricultores africanos, ajudando-os a produzir alimentos cada vez mais nutritivos”.

Cerca de 61,4 milhões de crianças menores de cinco anos sofrem de nanismo na África, das quais 12,1 milhões sofrem de emaciação e 10,6 milhões estão acima do peso.

O Ano da Nutrição da União Africana vai de fevereiro de 2022 até a próxima sessão ordinária da organização.

 

 

Artigos relacionados