O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, está desde terça-feira, em Bruxelas, capital do Reino da Bélgica e sede da União Europeia, onde participa, em representação do Presidente João Lourenço, na 6ª Cimeira União Europeia-União Africana.
Iniciativa da presidência francesa do Conselho da União Europeia, a 6ª Cimeira União Europeia-África reunirá na capital europeia líderes dos 27 Estados europeus e Chefes de Estado e de Governo da União Africana, no âmbito de uma agenda comum para o estabelecimento de aliança Europa-África capaz de proporcionar um ambiente favorável à criação de um espaço de solidariedade, segurança, estabilidade e prosperidade duradoura.
Angola participa da 6ª Cimeira União Europeia-Africana com uma delegação, que integra, além do Vice-Presidente da República, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário acreditado no Reino da Bélgica, no Grão Ducado de Luxemburgo e chefe da missão de Angola junto da União Europeia, Mário Constantino e o embaixador de Angola na Etiópia e Representante permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Francisco Cruz.
A Cimeira Europa-África que pretende modernizar a parceria entre os dois continentes. Entretanto, a União Europeia promete mobilizar cerca de 150 mil milhões de euros para implementar plano de investimento em África.
Fonte: Jornal de Angola