• 7 de Abril, 2025

CHAN: Selecção de futebol trouxe de volta o pesadelo do CAN 2010

Passados 13 anos desde o pesadelo com os malianos no CAN 2010, realizado em Angola,  a selecção nacional de futebol voltou a empatar frente ao Mali, desta vez a três bolas  no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, na Argélia, num jogo a contar para a primeira jornada do Grupo D do CHAN.

Foi primeiro jogo e primeiro ponto para os Palancas Negras nesta edição do CHAN – Campeonato Africano interno de futebol – que decorre em território argelino até dia 4 de Fevereiro.

Domínio angolano nos 45 primeiros minutos

Angola entrou a todo o gás na primeira parte do encontro. Um domínio técnico e territorial que acabou por dar os seus frutos.

Primeiro jogo e primeiro ponto para os Palancas Negras nesta edição do CHAN – Campeonato Africano interno de futebol – que decorre em território argelino até dia 4 de Fevereiro.

Domínio angolano nos 45 primeiros minutos

Angola entrou a todo o gás na primeira parte do encontro. Um domínio técnico e territorial que acabou por dar os seus frutos.

Aos 12 minutos, Eddie Afonso, lateral direito que actua no Petro de Luanda, entrou pelo flanco direito e cruzou para a área, onde Depú, avançado também dos petrolíferos, apenas teve de empurrar a bola para o fundo da baliza maliana.

A vencer por 1-0, os Palancas Negras vão tentar marcar o segundo, mas vão ser surpreendidos num canto por um remate certeiro do avançado Hamidou Sinayoko que empatou o jogo a uma bola aos 23 minutos de jogo.

Um empate que foi desfeito pouco depois novamente por Depú que deu o melhor seguimento ao cruzamento do lateral esquerdo do Petro de Luanda, Tó Carneiro, aos 26 minutos de jogo.

No intervalo os angolanos venciam por 2-1 os malianos.

Angola a vencer por 3-1, mas sem os três pontos…

Na segunda parte a seleção angolana continuou a dominar, acrescentando um terceiro tento aos 72 minutos apontado por Gilberto, avançado do Petro de Luanda.

A vencer por 3-1, os Palancas Negras pareciam controlar o jogo, mas os malianos vão aparecer a 15 minutos do fim.

O Mali vai conseguir marcar dois golos em apenas cinco minutos por Yoro Diaby, defesa central, e por Ousmane Coulibaly, avançado, respectivamente, aos 78 e 83 minutos.

Com o jogo empatado a três bolas, as duas equipas tentaram timidamente chegar ao quarto golo, sabendo que uma derrota poderia ditar o afastamento da prova.

Angola e o Mali acabaram por empatar a três golos no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, na Argélia.

Os angolanos e os malianos ocupam o primeiro lugar no Grupo D com um ponto, enquanto a Mauritânia ainda não pontuou, tendo o seu jogo de estreia marcado para dia 20 de Janeiro frente aos Palancas Negras.

Texto:RFI e a fonte

Artigos relacionados