Uma cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai ser realizado este sábado, 04 de Novembro, para analisar a situação política na República Democrática do Congo que realiza eleições em Dezembro deste ano.
O anúncio foi feito na terça-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no final de uma reunião virtual, excepcional, convocado pelo Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, que preside a organização, noticiou ANGOP.
As resoluções da cimeira quadripartida de Luanda, de Junho de 2023, que decidiu, entre outros, sobre a reunião dos Chefes de Estado Maior da região, o desdobramento de forças no Leste da RDC (SAMIR-RDC) e o seu orçamento também mereceram a análise dos Presidentes.
Na reunião, ficou estadistas decidiram, pela sensibilidade dos temas em discussão, a realização da reunião, extraordinária, presencial, a o4 de Novembro em Luanda. O evento vai ser realizado no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, é dedicada à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.
Integram a região da SADC Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, eSwatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.