• 29 de Novembro, 2024

Desportivo da Lunda Sul, a nova surpresa do Girabola

 Desportivo da Lunda Sul, a nova surpresa do Girabola

João Vasco

O Desportivo da Lunda-Sul venceu, no domingo, 18, no Estádio das Mangueirinhas, o Kabuscorp do Palanca por três bolas a uma e assegurou a liderança do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola).

À saída da 13ª jornada, a equipa de Saurimo lidera a competição, com 25 pontos, fruto de oito vitórias, um empate, uma derrota, 18 golos marcados e três sofridos.

Os comandados do brasileiro Cleverson Maurílio Silva estão a surpreender os seus adeptos e todos os amantes do futebol.

No começo da competição, nem o adepto mais optimista da Lunda-Sul sonharia com um arranque retumbante como este, onde o Desportivo deixa para trás colossos do futebol nacional, como o  Petro de Luanda e o  Primeiro de Agosto.

O clube de Saurimo, a capital da Lunda-Sul, cujo presidente é Miguel da Silva, foi fundado em 2020 e é patrocinado pela sociedade Mineira de Catoca.

A equipa geralmente luta para não descer de divisão, ou seja, não é uma equipa que compete para arrebatar o título de campeão do Girabola.

Na época 2022/2023, Miguel da Silva, presidente do clube,  teve que vir a público minimizar o clima hostil protagonizado por grupos de adeptos que pretendiam substituí-lo  do cargo por conta dos maus resultados da equipa.

Hoje, fruto do trabalho árduo e da persistência, o clube mostra uma organização fora do comum e os resultados falam por si.

O Girabola 2023/2024 já vai na sua 13ª jornada e conta com 15 equipas a competir pelo título mais cobiçado do futebol angolano.

Entre as equipas de futebol que disputam a Girabola estão o Petro de Luanda, Interclube, Bravos do Maquis, São Salvador, Kabuscorp, Wiliete de Benguela, Académica do Lobito, Primeiro de Agosto, Santa Rita de Cássias, União de Malanje, Recreativo do Libolo, Sagrada Esperança, Sporting de Cabinda e Desportivos da Lunda-Sul e da Huíla.

Equipa de Saurimo lidera o Girabola.

O Petro de Luanda é quem mais marca (22 golos) na presente edição.

Em contrapartida, o Sporting de Cabinda é a equipa com  golos sofridos (30).

A 13ª edição, além da vitória do Desportivo da Lunda-Sul, produziu, também, os seguintes resultados:

Sagrada Esperança 2-1 Wiliete

União de Malanje 1-2 B. do Maquis

Académica do Lobito 1-0 Santa Rita

Petro de Luanda 1-0 D. da Huíla

São Salvador do Kongo 1-1 D’agosto 

Entretanto, o jogo entre o Interclube e o Sporting de Cabinda foi adiado.  Questões administrativas impediram a viagem dos leões do norte.

A 14ª jornada do Girabola  que arranca no próximo dia 3 de Março, o Wiliete de Benguela vai recener o campeão Petro de Luanda e Bravos do Maquis acolher no Mundunduleno o Sagrada Esperança.

Artigos relacionados