• 16 de Abril, 2025

Esteves Hilário “deverá hostilizar” UNITA para ter confiança de JLo

 Esteves Hilário “deverá hostilizar”  UNITA para ter confiança de JLo

Redacção– O novo secretário para a informação e propaganda do MPLA, Esteves Hilário deverá ter um discurso de hostilização contra o maior partido da oposição para ganhar confiança do seu líder João afirma o jornalista e analista político José Gama.

O académico e deputado foi indicado a substituir Rui Falcão do DIP- Direcção de Informação e Propaganda dos camaradas, na reunião do Bureau Político realizado na sexta-feira, 9 de Fevereiro.

Segundo o jornalista que falava à Rádio Essencial, Esteves Hilário, filho de um antigo deputado do maior partido da oposição, terá que provar que não tem qualquer vínculo com a UNITA.

“Na condição em que está, Esteves Hilário, vai ter que mostrar que o facto de ter um pai que foi da UNITA, ele não tem nada a ver com a UNITA. Vai ter um discurso de hostilização à UNITA para não ser desconfiado de ser pró-UNITA”.

Antes da sua aproximação ao MPLA, o académico apresentava-se como uma figura independente sempre que comentava factos políticos do país na imprensa.

O novo secretário para informação do partido no poder é co-autor de um livro com a também a jurista Mihaela Weba, que é deputada da UNITA.

José Gama entende que o Hilária foi escolhido para defender João Lourenço que segundo rumores, prepara-se para concorrer ao terceiro mandato.

” Neste aspecto o Presidente do MPLA foi buscar alguém que vai conseguir lhe defender, é jurista, foi advogado, é um homem das leis, vai saber passar a mensagem do presidente nos termos do direito”.

Para o cargo ocupado pelo jurista deve ser para militante que domina e respeita a ideologia do MPLA, diz Gama.

“O discurso de Esteves Hilário é de académico. Há pessoas do MPLA que basta falar , consegui-se identificar que é o do MPLA. Se ouvirmos Nuno Carnaval e Raul Lima, consegue-se identificar que são do MPLA. Usam o termo camarada. Termos interno. Quando se ouve Esteves Hilário, Joana Tomás, não se consegue identificar que são do MPLA. Joana Tomás ainda diz o partido MPLA. Quem é do MPLA não usa essa termologia o partido MPLA. Diz o partido”, concluiu.

Artigos relacionados