A Federação Angolana de Futebol (FAF) colocou fim ao diferendo entre o Wiliete de Benguela e o atleta Alberto Xavier “Vinguma”, onde o primeiro reclama quebra de contrato, colocando fim a um dos casos mais polémicos em 43 edições do Campeonato Nacional de futebol, vulgo “Girabola”.
Num comunicado a que a Angop teve acesso, este sábado, o órgão reitor delibera a favor do atacante, por considerar não ter existido qualquer irregularidade contratual, devido à falta de pagamento regular dos ordenados do atleta no valor de 100.000,00 (cem mil) kwanzas por mês.
Na sequência, foi indeferida a exigência por parte da colectividade de Benguela de uma indemnização por danos avaliada em 50. 000. 000, 00 (cinquenta milhões) de kwanzas, em caso de contratação do jogador por outra agremiação.
Uma vez declarado findo o vínculo contratual entre as partes, inexistem critérios que obstem a inscrição de futuros contratos pelo atleta Alberto Xavier na instituição federativa, justifica a decisão. No entanto, o Conselho de Disciplina da FAF mantém a deliberação que orienta a aplicação de derrota ao Clube Ferrovia do Huambo em todos os jogos em que o futebolista tenha constado na ficha técnica, por má inscrição.
Na sequência desta medida, a formação do Planalto Central, que fazia a estreia no Campeonato Nacional, perdeu pontos na secretaria, de tal modo que desceu de divisão.
No histórico da competição, iniciada em 1979, não há registo de um caso de tamanha dimensão, cujas implicações ultrapassaram o âmbito desportivo.
Alberto Xavier “Vinguma” está agora vinculado ao 1º de Agosto, onde já integra o plantel na preparação da pré-época.
Este comunicado refere, por outro lado, que o sorteio do Girabola’2021/2022 será realizado no próximo dia 13 de Setembro, a partir das 10h00, na sede da FAF, por via presencial e online.
Angop