O apelo ao voto na continuidade (MPLA) feito por Kanganjo Tão Savimbi, um dos filhos de Jonas Savimbi, é uma gratidão pela oferta de emprego na Embaixada de Angola em Senegal, confidenciou à Fonte um membro da família Savimbi.
Tão foi nomeado conselheiro da embaixada de Angola em Senegal em Fevereiro deste ano, por via do despacho 62/22 do ministro das Relações Exteriores, Teté António.
A nomeação foi feita meses depois de seis dos 30 filhos do líder fundador da UNITA terem manifestado gratidão a João Lourenço pela realização do funeral do pai.
Para além da vaga de emprego, Tão e outros filhos de Savimbi tidos como “corruptos” da família, saíram do Palácio Presidencial com “bolsos cheios” de dinheiro.
“Essa declaração do mano foi um balde de água fria para a família. O bem de tudo é que o mano Tão se definiu”, disse um dos filhos do Savimbi.
É no MPLA que Tão Savimbi quer que os angolanos votem.
A posição de um dos filhos mais velhos de Jonas Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, foi manifestada num vídeo que se tornou viral nas redes sociais.
Tão Savimbi justifica que o seu voto visa defender o interesse nacional.
“As eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, devem, acima de tudo defender o interesse nacional. Devem defender as grandes conquistas como a paz, reconciliação nacional e a democracia”.
Por isso, Tão decidiu votar na “Continuidade, estabilidade para o desenvolvimento do meu e nosso país”.
O antigo secretário para as relações exteriores do Governo Sombra da UNITA, Tão Kanganjo Savimbi é dos filhos de Jonas Savimbi que goza da simpatia de altas figuras do MPLA.
Entretanto, sabe-se que mais filhos do fundador poderão declarar voto ao MPLA . São na sua maioria os foram recebidos pelo Presidente João Lourenço.
Tão Savimbi é apontado como uma das figuras que trabalharam arduamente para afastar Adalberto Costa Júnior da liderança da UNITA.
O voto deste filho mais velho de Savimbi “não influencia na decisão do eleitor”, disse um dos descendentes do fundador do partido do galo negro.
A Fonte sabe por outro lado, que no tempo de antena da UNITA deste domingo, dois filhos de Savimbi vão apelar voto incondicional ao candidato Adalberto Costa Júnior.
Concorrem para as eleições de 24 de Agosto deste ano oito formações políticas, nomeadamente, MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO.
Este escrutínio visa eleger o presidente da república, vise presidente da república e deputados à Assembleia Nacional.
Nessa altura, os partidos políticos procedem ao encerramento das suas campanhas eleitorais depois de quase mês de caça ao voto.
A terça-feira, 23 de Agosto, os mais de 14 milhões de eleitores refletem sobre os manifestos e programas de governação apresentados durante a campanha.
Quarta-feira, será a chamada festa da democracia.