• 4 de Dezembro, 2024

Marrocos: Partido no poder perde eleições

 Marrocos: Partido no poder perde eleições

O partido islâmico moderado Justiça e Desenvolvimento (PJD) sofreu uma pesada derrota nas eleições legislativas em Marrocos, depois de mais de uma década à frente do Governo, indicaram hoje os resultados provisórios.

A vitória eleitoral é do partido liberal RNI (National Rally of Independents), que avançou de quarto para primeiro com 97 lugares dos 395 na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Parlamento), disse o ministro do Interior do Marrocos, Abdeluafi Laftit, quando estavam contados 96% dos votos.

O PJD, que governa o país desde 2011, obteve 12 assentos, caindo do primeiro para oitavo partido mais votado, acrescentou.

A seguir ao RNI, surge o Partido da Autenticidade e Modernidade (PAM, liberal) com 82 lugares, o Partido Istiqlal (PI, nacionalista), com 78 e, finalmente, o PJD com 12, abaixo dos 125 obtidos nas eleições de 2016.

A votação decorreu sem grandes incidentes, além das queixas do PJD e de outro partido minoritário, o Partido Socialista Unificado (PSU), sobre práticas ilegais de compra de votos e suborno de eleitores.

Além das reclamações dos partidos, os números da participação dos eleitores das 12:00 até às 17:00 foram ligeiramente superiores às de 2016 e 2011.

De acordo com os analistas, o aumento da participação deveu-se à realização simultânea de legislativas, autárquicas e regionais, sendo que as autárquicas atraem mais eleitores, devido à proximidade dos candidatos.

LUSA

Artigos relacionados