• 7 de Abril, 2025

“Não podemos cometer o erro de deixar que venha assaltar a JURA qualquer quadro”

 “Não podemos cometer o erro de deixar que venha assaltar a JURA qualquer quadro”

O secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel nega que a direcção do maior partido da oposição esteja a levar Nelito Ekuikui “ao colo” para assumir a liderança da JURA, mas garante que a ala juvenil dos maninhos deve ser liderada por alguém de confiança.

A Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA) realiza de 15 a 17 de Março, o V Congresso Ordinário.

Nos bastidores da JURA há rumores de que o actual secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui é o candidato “predileto” da direção do galo negro.

Segundo Álvaro Chikwamanga Daniel, o partido quer   que haja de facto, múltiplas candidaturas “para mantermos a nossa tradição, mas que haja pessoas com perfil que representem bem a JURA. Também não podemos cometer o erro de deixar que venha assaltar a JURA qualquer quadro, que seja um populista qualquer, que consiga reunir votos e venha dirigir a JURA”, disse o dirigente em declarações à DW África.

O secretário-geral da UNITA diz que é necessário que se prove as alegações de que estará a criar nos bastidores, mecanismos para a eleição de Nelito Ekuikui.

Chikwamanga afirma que são os estatutos da JURA que vão reger o congresso marcado para o mês de Março.

“Se somos superintendentes das organizações de massa, LIMA e JURA, estamos interessados em termos uma direcção da LIMA e da JURA, que de facto será alavanca para actividade político-partidária da UNITA.  Pensar que vamos deixar só assim, que qualquer venha, não. A própria JURA tem estatutos “.

O político suspeita que a polémica é fomentada por pessoas com planos de colocar na direcção do braço juvenil figura sem perfil para o partido.  “Já estamos habituados e sabemos como isso tem acontecido. Pode haver uma campanha financiada de um ponto qualquer, para depois colocar alguém. Também não vamos ficar distraídos”.

O secretário-geral cessante da JURA, Agostinho Kamuango, garante que todo o membro que reúna os requisitos pode concorrer.  O líder juvenil considera o caso de especulações, apesar de ser notável o  clima de tensão entre os membros da sua organização nas redes sociais.

“Não há aqui nenhuma objeção. O resto são especulações. Portanto, não se faz nada aqui à margem daquilo que diz os nossos estatutos”.

O V congresso que vai decorrer sob o lema “‘JURA – inovar e mobilizar para vencer”, foi convocado na  quinta-feira (05.01), pelo secretário-geral Agostinho Kamuango.

Kamuango não vai recandidatar-se, mas faz um balanço positivo do seu mandato à frente da JURA.

A 26 de janeiro começa o processo de recolha de assinaturas para os candidatos ao cargo de secretário-geral e a formalização deverá ser feita de 01 a 05 de fevereiro.  Os membros da JURA e a direção do partido esperam que haja múltiplas candidaturas.

Candidatos

Domingos Palanga e Nelito Ekuikui são dois dos jovens que alegam estarem em condições de concorrer e assumir a liderança da JURA.

 

Algumas vozes defendem ainda que Domingos Palanga não reúne requisitos para disputar a liderança uma vez que não tem os dez anos de militância exigidos nos Estatutos.

Uma fonte citada pela DW África disse q sob anonimato, que o congresso poderá ser apenas entre candidatos que residem em Luanda e que líderes juvenis das demais províncias, que reúnem condições para a disputa, vão ficar fora da corrida devido à alegada indicação de Ekuikui.

“É o caso do jovem Kafu Sabino. Seria altura dele voltar à ribalta, mas com esta indicação de Ekuikui ele não vai. Há também Isaías Chilemba, que foi também candidato da JURA e cedeu os votos dele ao Kamuango. Achou que com a saída de Kamuango iria assumir a JURA, mas esta indicação de Nelito Ekuikui está a afugentar muitos jovens da corrida”, sublinhou.

 

Artigos relacionados