O país ganhou na manhã desta sexta-feira (04.03), o Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito Santo, que vai tratar crianças com anemias falciforme e outras patologias sobre a hematologia.
Esta nova instituição hospitalar está localizado entre a Delegação Provincial de Saúde de Luanda e o Banco de Urgência do Josina Machel, na capital do país.
A instituição inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, é um edifício de sete pisos que dispõe de bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, internamento pré e pós-operatório, centro de tratamento de medula óssea, em colaboração com o Instituto de Luta Contra o Cancro e outras unidades de referência, e epidemiologia, prevenção, educação e suporte familiar em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública.
A unidade dispõe, ainda, de áreas de intervenção, centro de apoio à criança com anemia falciforme, com capacidade para atender 60 por cento em serviço de urgência e 40 em consulta externa, serviço de hemoterapia pediátrica, em ligação com o Instituto Nacional de Sangue, farmácia, lavandaria, zona de depósito de resíduos hospitalares, ambulatório, análises clínicas, imagiologia, serviços administrativos e formação.
O Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito Santo foi idealizado para dar resposta a doenças de origem hematológica, como anemia falciforme, leucemias aguda e crónica e linfomas em pediatria.
Possui, igualmente, a componente de hemoterapia pediátrica e um centro de transplante de medula óssea.