O Petro de Luanda goleou, sábado (30), o Kabuscorp do Palanca, por três bolas sem resposta, no duelo de cartaz da abertura da quinta jornada e assumiu a liderança, à condição, do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola’2021/22, numa tarde em que o Sporting de Cabinda veio a Luanda derrotar o Progresso Sambizanga, 1-0, o mesmo resultado alcançado pelo FC Bravos do Maquis na recepção à Académica do Lobito, e o Recreativo do Libolo empatou frente ao homónimo da Caála.
O Kabuscorp teve pernas para replicar até aos 44 minutos, altura em que os tricolores inauguraram o marcador de grande penalidade, através de Yano. Na segunda parte Érico ampliou para a formação do Catetão, aos 55 minutos, e Tiago Azulão “fechou” o caixão, aos 79. O Petro podia ter construído um resultado mais volumoso, mas os seus dianteiros revelaram falta de pontaria nalguns lances que tinham rótulo de golo.
Os golos de Mira e Buá deram a primeira vitória ao FC Bravos do Maquis, que recebeu e bateu a Académica do Lobito, por 2-0. Os tentos da partida foram apontado aos 20 e 50 minutos, respectivamente. Sem técnico Zeca Amaral no banco dos suplentes, a cumprir castigo federativo, a equipa maquisarde soube finalmente tirar proveito do factor casa para conquistar a totalidade dos pontos em disputa, apesar da réplica patenteada pelos “estudantes” lobitangas.
Quem também conseguiu o primeiro triunfo é a equipa do Sporting de Cabinda, que foi ao Estádio 22 de Junho derrotar o Progresso Sambizanga, por 0-1. O tento solitário do desafio foi marcado por Kadima, aos nove minutos. Um triunfo muito festejado pelos leoninos, que em quatro jogos tinha apenas conseguido três empates e uma derrota caseira. Mal vai o conjunto sambila que não consegue encontrar os caminhos para a vitória e fugir da incómoda posição na tabela de classificação.
No Estádio da Vila de Calulo, os Recreativos do Libolo e da Caála acordaram empate a um golo. Estória, aos 58 segundos, inaugurou o marcador para a equipa contrária, o que obrigou os colegas a correrem atrás do prejuízo para conseguir o empate. Joka repôs a igualdade no marcador, e a Caála interrompeu a caminhada triunfante dos comandados de Paulo Torres.
A disputa da jornada encerra hoje com os jogos Desportivo da Lunda-Sul-Interclube, às 15h00, no Estadio das Mangueiras, Wiliete de Benguela- Sagrada Esperança, às 16h00, no Estádio de Ombaka, 1º de Agosto- Cuando Cubango FC, às 15h30, no Estádio 22 de Junho, e Desportivo da Huíla-Sporting de Benguela, às 15h00, no Estádio da Tundavala.
Em caso de triunfo militares do Rio Seco e diamantíferos juntam-se ao Petro de Luanda, ao passo que a vitória do Wiliete sobre o campeão nacional coloca outra vez a formação de Benguela na liderança da competição.