O polémico árbitro zambiano Janny Sikazwe foi escolhido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para apitar o jogo entre Petro de Luanda e Sagrada Esperança, agendado para o dia 12 de Março, na Liga dos Clubes Campeões de África.
O zambiano conhecido em Angola por má reputação, vai ser coadjuvado por Souru Phatsoane (Lesoto) , Thomas Kaela (Zâmbia). O quarto árbitro é Joshua Bondo (Botswana).
Janny Sikazwe de 43 anos, é árbitro FIFA desde 2007.
A sua arbitragem polémica ditou o afastamento do 1º de Agosto na presença inédita na final de Liga dos Clubes Campeões, face à derrota por 2-4, frente ao Esperance de Tunis, em 2018.
Ainda neste ano, a partida envolvendo Mali e Tunísia, válida pela primeira jornada do grupo F do Campeonato Africano das Nações, terminou em confusão protagonizada pelo árbitro Janny Sikazwe, que terminou a partida, antes que o relógio chegasse aos 90 minutos.
Apesar destas polémicas, o “juiz” Zambiano tem merecido a confiança da CAF nos últimos anos, sendo indicado para apitar jogos de alto nível em diferentes competições do continente africano e mundial.
Dentre os vários momentos mais altos da carreira de Janny Sikazwe destacam-se as finais do Mundial de Clubes de 2016 entre Real Madrid e Kashima Antlers e da Taça das Nações Africanas de 2017 entre Camarões e Egito.