De regresso 15 anos depois, o Sagrada Esperança da Lunda Norte vai tentar iniciar com triunfo diante do FC Platinum do Zimbabwe, em jogo da primeira “mão” da eliminatória preliminar de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, que se disputa sábado, às 15h00, no estádio dos Coqueiros, em Luanda.
Os diamantíferos estrearam-se nesta competição sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), em 2005, após a conquista do primeiro título no Campeonato Nacional (Girabola2005), na época sob orientação do treinador angolano Mário Calado, seguindo-se à útima, em 2006.
Na altura, o representante da província da Lunda Norte e do país foi afastado na primeira eliminatória no Estádio da Cidadela, em Luanda, apesar de terem ganho, por 2-1 (golos de Fefé e Sotto Maior), devido à derrota volumosa sofrida, em Windhoek, frente ao Civics, por 0-4, na primeira “mão”.
Actualmente, comandados pelo seu antigo jogador e técnico Roque Sapiri, os lundas vão certamente lutar pela vitória, para que possam ter um regresso em grande na competição continental, justificando o estatuto da melhor equipa da prova interna (Girabola), onde bateram na concorrência os eternos candidatos, o Petro de Luanda e o 1º de Agosto.
Para o êxito esperado, apesar de actuarem fora do seu reduto natural, que séria o campo da capital da província da Lunda Norte, na cidade do Dundo, o timoneiro diamantífero teve como prioridades nos seus últimos treinos, as transições rápidas de defesa ao ataque e finalizações.
Além destes, antecedidos de habituais exercícios com e sem bola, para a manutenção da condição física e recuperação dos jogadores, na segunda e última parte do treino, os jogadores ensaiaram a transição defensiva e as saídas para o ataque pelas linhas laterais.
Incluiu-se, a repartição da equipa em dois, esquematizando-se os lances de bola parada e a finalização, para melhorar a eficácia dos avançados, também encarar com tranquilidade o desafio da segunda “mão”, agendado para o dia 18 deste mês, às 14h00, no Estádio Nacional de Harare.
Ainda para época desportiva (Girabola, Taça de Angola e Liga dos Campeões Africanos), o Sagrada Esperança da Lunda Norte reforçou-se com seis jogadores, com destaque para os médios ofensivos Carlinhos, Manguxi, Lomalisa (lateral) e dois atletas senegaleses, que por razões administrativas e migratórias não se juntaram ao plantel.
A equipa campeã nacional, realizou o seu estágio nas províncias da Huila e Benguela, com um plantel composto por 25 jogadores, sob comando técnico de Roque Sapiri.
Contrariamente ao esperado, a partida acontece em Luanda já que o Sagrada Esperança não cumpriu atempo com algumas exigências da Confederação Africana de Futebol (CAF), sobre o melhoramento de condições no estádio do Dundo, situação contestada pela sua direcção.
O Sagrada Esperança evoluiu já por duas vezes na Liga dos Campeões, designadamente em 2005 (primeira fase) e 2006 (preliminares).
Sobre o adversário, o FC Platinum do Zimbabwe, que marcou a sua estreia na Liga, em 2012, efectua hoje, às 15h00, o treino de adaptação e reconhecimento ao relvado dos Coqueiros.
A comitiva do Zimbabwe, desde quinta-feira, em Luanda, é composta por mais de 25 elementos, entre atletas, oficiais e o seu responsável.
O FC Platinum, que foi campeão da Premier Soccer League do Zimbabwe na época passada, somou 62 pontos, numa competição disputada por 18 equipas.
A formação zimbabweana em 34 jogos consentiu seis derrotas, somou 11 empates e 17 vitórias. Marcou 34 golos e consentiu 15. Já enfrentou o 1º de Agosto, nesta competição, com dupla derrota.
Quanto aos outros representantes angolanos, o Petro de Luanda defronta o Fovu Club de Baham, no domingo, às 15h30, no Estádio Omnisports, nos Camarões, para a primeira “mão” também da Liga dos Campeões.
O Interclube enfrenta no mesmo dia, o Mafunzo FC de Zanzibar, no Estádio Vennue Amaan, na Tanzânia, em jogo da eliminatória preliminar de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação. O 1º de Agosto está isento desta etapa inicial.
Angop