• 17 de Abril, 2025

UNITA encerra jornadas parlamentares com novas estratégias eleitorais

 UNITA encerra jornadas parlamentares com novas estratégias eleitorais

O Grupo Parlamentar da UNITA avaliou esta semana, na cidade do Cuito, província do Bié, o impacto das políticas públicas do Executivo e traçou estratégias partidárias no quadro da Frente Patriótica Unida, para enfrentar os desafios políticos que se avizinham, com a realização das eleições gerais marcadas para Agosto.

O trabalho dos deputados do galo negro estavam enquadradas nas Décimas Jornadas Parlamentares.

Em entrevista ao A Fonte, o porta – voz das jornadas, Franco Marcolino Nhay, fez saber que, o encontro enquadra-se no âmbito das atribuições dos deputados de fiscalizar as acções do Executivo e da necessidade de interagir com as comunidades, autoridades governamentais e sociedade civil.

O primeiro dia do certame ficou reservado a encontros de trabalho com associações sócio- profissionais, sociedade civil, entidades religiosas, com deslocações aos nove municípios da província, para avaliarem a situação social das populações e constatar o impacto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Ao presidir a sessão de abertura do encontro, o Secretário-geral da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Álvaro Chikwamanga, solicitou aos deputados do seu partido para que façam das jornadas um espaço de ensaio de modelos de representantes do povo e de grupos parlamentares.

“É nas jornadas parlamentares o espaço em que se ensaiam os modelos de deputados e grupos parlamentares que se pretende ser. No nosso caso pretendemos um grupo de deputados cada vez mais presentes nas comunidades e comprometidos com a defesa dos interesses das populações. Só isso tornará mais interventivo, mais produtivo, mais visível e mais querido pelos seus representados, o soberano povo”.

Chikwamanga defendeu, por outro lado, a necessidade dos deputados do seu partido se inspirarem no lema escolhido para as jornadas, como o mote para a vitória do seu partido nas eleições gerais que deverão ter lugar em  Agosto.

“Numa altura em que o país se prepara para a realização das suas quintas eleições gerais os deputados vão refletir sobre os grandes desafios para o partido apresentar-se com dinâmica de vitória perante os eleitores. Isso impõe ao partido e aos deputados a apresentação de ideias e propostas de soluções sobre os grandes problemas nacionais. Os deputados como soldados da linha da frente vão apresentar ao partido ideias competitivas, capazes de suscitarem os interessados cidadãos e construírem a simpatia popular que se pretende no plano da disputa eleitoral”

O secretário-geral da UNITA assegurou que, caso o seu partido vença as eleições, vai pugnar pela igualdade e inclusão de todos, sendo a meritocracia e a competência os único critério para garantir igualdade de oportunidades aos cidadãos.

As décimas jornadas parlamentares da que terminam esta sexta-feira (11.03), decorreram sob o lema: “Grupo Parlamentar da UNITA pela Alternância, Governação Inclusiva e Participativa”.

Fundada por Jonas Savimbi, há 56 anos, na localidade de Mwangai, província do Moxico, a União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) é a segunda maior força politica na Assembleia Nacional, com 51 assentos.

Artigos relacionados