• 18 de Abril, 2025

Urgente: Há tiroteios no Palácio do Governo da Guiné-Bissau

 Urgente: Há tiroteios no Palácio do Governo da Guiné-Bissau

Há relatos de tiroteios no Palácio de Governo da Guiné-Bissau, onde decorria a reunião do Conselho de Ministros.

Fontes da Presidência da República da Guiné-Bissau citadas pela DW África confirmam que o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, estão no interior do edifício, cercado por militares.

Vários membros do Governo e dirigentes também estão retidos no Palácio do Governo. Ninguém entra, nem sai.

A agência Lusa avança que desde a hora do almoço, já foram ouvidos tiros de bazuca e rajadas de metralhadora junto ao palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

Num perímetro de cerca de 500 metros à volta do edifício, os militares colocaram barreiras para impedir o acesso da população à zona, onde também não circulam carros.

Segundo testemunhas contactadas pela Lusa, também perto do Palácio da Justiça está uma brigada de intervenção e vários militares e elementos das forças de segurança, um sinal de golpe de Estado em curso.

Estes incidentes na capital guineense junto ao palácio governamental decorrem dias depois de uma remodelação do executivo, decidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, que foi contestada inicialmente pelo partido liderado pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam. Posteriormente, o líder do Governo disse que concordava com a remodelação feita.

(Em atualização)

Artigos relacionados