O Chefe de Estado procede, hoje, na Lunda-Sul, à inauguração do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, que congrega uma série de empresas relacionadas à economia mineradora, com foco na cadeia de valor dos diamantes.
Durante a curta estada em Saurimo, o Presidente João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, procede à inauguração de três fábricas de lapidação de diamantes, já concluídas no referido pólo, nomeadamente a fábrica de lapidação “Kothari”, a “Stardiam” e a “Kapu Gems”, sendo esta última propriedade de homens de negócios da Índia. As restantes fábricas, assim como outras infra-estruturas do pólo encontram-se em construção acelerada.
Em declarações à imprensa, o presidente da empresa “Kapu Gems”, o indiano Kalpesh Vaghani, disse que a unidade fabril vai, numa primeira fase, lapidar cinco mil quilates de diamantes por mês e empregar 300 jovens, aos quais também garante formação.
Sublinhou que o valor do investimento empregue na construção e equipamento da fábrica foi de cinco milhões de dólares. Garantiu, contudo, que o valor poderá, de forma progressiva, crescer para 20 milhões, argumentando que o grupo pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável do pólo e capacitar os quadros angolanos, sobretudo na área de lapidação.
JA