• 1 de Dezembro, 2024

Registo eleitoral: Presidente da CNE pede envolvimento dos comissários na mobilização

Huambo (Angop) – O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, pediu hoje, quinta-feira, no Huambo, o envolvimento dos comissários deste órgão na mobilização dos cidadãos sobre a necessidade de aderirem ao registo eleitoral.

O presidente da CNE falava na cerimónia de tomada de posse de António Paquissi Ferreira, como novo membro da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo, designado recentemente pela resolução nº 09/22, de 09 de Fevereiro, da Assembleia Nacional.

Referiu que, apesar dos trabalhos dos comissários, nesta altura, cingirem-se apenas no processo de supervisão do registo presencial, impõe-se, enquanto cidadãos, a necessidade de levarem junto das comunidades a mensagem sobre a importância da actualização dos dados eleitorais.

“Estamos na recta final do processo e, por esta razão, os comissários eleitorais deverão intensificar o apelo para que haja maior adesão dos cidadãos aos BUAP, por forma a facilitar o futuro trabalho da CNE, quanto à execução das tarefas inerentes ao acto eleitoral, especialmente a distribuição dos eleitores das assembleias e mesas de votos”, referiu.

Manuel Pereira da Silva alertou que sem o êxito do registo eleitoral oficioso ou presencial, o trabalho da CNE, enquanto órgão executor das eleições, estará comprometido.

Por esta razão, apelou aos comissários no sentido de não contentarem-se com as enchentes que se têm registados nos BUAP, principalmente nos últimos dias.

Manuel Pereira da Silva encorajou o novo comissário a trabalhar com abnegação e respeito aos princípios da isenção, transparência e da independência, que norteiam o exercício da actividade dentro das estruturas da CNE.

António Paquissi Ferreira, que preenche a vaga deixada por Gabriel Cassuia por incompatibilidades de funções, já foi comissário provincial no período entre 2012 a 2019.

Com a sua incorporação, a Comissão Eleitoral do Huambo passa a contar com 16 membros, número definido para o seu funcionamento de acordo com os seus estatutos.

Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, a província do Huambo é habitada por mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos 11 municípios: Bailundo, Caála. Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

Artigos relacionados