Pelo menos trinta e oito pessoas, entre as quais oito crianças, ficaram feridas em consequência de uma colisão entre um camião e um autocarro que fazia serviço de táxi, ocorrida na tarde de sábado, na comuna do Lombe, município de Cacuso.
Segundo testemunhas citadas pela ANGOP, o acidente aconteceu presumivelmente após o camião, proveniente da província da Lunda Norte e que seguia para Luanda com três pessoas a bordo, ter perdido os travões e embater contra o autocarro que transportava 44 passageiros com destino à cidade de Malanje.
O embate provocou o capotamento do autocarro.
Entre os feridos, três encontram-se em estado grave com contusão torácica, fractura exposta do fémur, da tíbia e perónio, enquanto os demais apresentam ferimentos ligeiros, informou o médico do Banco de Urgência de Cirurgia e Ortotraumatologia do Hospital Regional de Malanje, Gilberto dos Santos.
Entretanto, também na cidade do Luena, capital da província do Moxico, um camião de transporte de inertes perdeu os travões e derrubou o poste no bairro Alto Luena, a sul da cidade, sem causar vítimas humanas.
O motorista do camião, Lucas Cabamba, admitiu que a viatura ficou em estado de suspensão, razão pela qual viu-se obrigado a direccionar o veículo ao poste que suporta cabos eléctricos, deixando grande parte da cidade às escuras.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete provincial do sector técnico e infra-estruturas, Honório Sacuparica, disse que a destruição do poste vai paralisar o fornecimento de energia em algumas zonas da cidade durante dois dias.
O responsável disse que a empresa chinesa, proprietária do caminhão, já está a ser responsabilizada ao mesmo tempo que os técnicos do sector trabalham para a reposição da corrente eléctrica.