Huíla-Onze pessoas morreram e três outras ficaram gravemente feridas em consequências de uma descarga atmosférica que caiu num abrigo de uma lavra, na comuna do Cusse, município de Caconda, a 236 quilómetros a norte da cidade do Lubango, província da Huíla.
O caso ocorreu na tarde de quinta-feira à tarde, e atingiu o abrigo onde estavam as vítimas. A casa foi destruída completamente, segundo ANGOP.
A porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros que narra a versão das testemunhas sobre a tragédia, diz que o facto ocorreu quando as vítimas encontravam-se na lavra a realizar o cultivo de milho, minutos depois começou a chover e entenderam abrigar-se em uma cubata onde foram surpreendidos pelo raio.
Teresa Abel informou que feridos que já recebem assistência médica, ainda não estão livres do perigo de morte.
As idades das vítimas, segundo a oficial dos Bombeiros, variam de um a 55 anos, sendo um cidadão do sexo masculino e 13 do sexo feminino.
Nesta temporada de chuvas que começou tardiamente este mês, os Bombeiros já têm registado 15 mortes por descargas atmosféricas na Huíla e o município de Caconda destaca-se com 11 e Caluquembe vem a seguir com quatro.