Redacção-Os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola (IURD) vão eleger na sexta-feira e sábado o novo conselho da administração da instituição religiosa que estava a enfrentar uma crise de liderança desde 2019. O Bispo Alberto Segunda está entre os candidatos.
A igreja liderada pelo presbítero geral, o angolano Alberto Segunda, realiza a Assembleia Geral Extraordinária em cumprimento do acordo de conciliação entre as partes desavindas da IURD, promovido pelo Estado a 31 de Agosto do ano passado. O acto permite que todos os membros após o conflito, escolham através de voto livre, o novo corpo directivo da congregação fundada pelo brasileiro Edir Macedo.
Para actual gestão da Igreja Universal, a eleição da nova administração representa fase para os membros da instituição que continuam a realizar cultos em locais adaptos como salões de festas e residências de alguns fiéis face ao encerramento dos templos,
“Nesta ordem de ideia , e em cumprimento do acordo conciliatório, essa Assembleia Geral Extraordinária Universal, assinala uma nova era, com vista a eleição dos candidatos para o cargo de presbítero geral e dos orgãos sociais da igreja”, lê-se na nota de imprensa que A Fonte teve acesso.
O actual líder espiritual da IURD em Angola, Alberto Segunda, concorre para a sua própria sucessão é o candidato único para o cargo.
Para a presidência do conselho de administração concorrem, o bispo António Ferraz, bispo Pascoal Sandrenho, Akira Rodrigues, Ivone Teixeira, pastor Cláudio Marques e Alfa Chimbili.
Entretanto, o bispo Valente Bezerra que liderou os 300 pastores que reivindicavam a titularidade da IURD não apresentou candidatura, soube A Fonte. De realçar, que todos os candidatos à direcção da igreja são cidadãos angolanos.
A votação está agendada para os dias 12 e 13 de Janeiro, nos templos dos municípios de Luanda, Cacuaco, Viana, Cazenga, Talatona e Belas.
Os candidatos eleitos vão tomar posse no domingo, 14 de Janeiro, no terreno da IURD no Talatona.