Lusa– O rei tradicional angolano do Bailundo, Ekuikui VI Tchongolola Tchongonga, vai pedir ao Governo português a devolução de bens culturais retirados do seu país durante o período colonial numa vista que pretende fazer a Lisboa no início do próximo ano.
A viagem a Lisboa deverá acontecer no primeiro trimestre de 2024, mas que ainda é preciso organizar todas condições necessárias, disse numa entrevista à Lusa no Brasil, onde se ecnontra de visita para estreitar laços com a comunidade afro-brasileira e participar em eventos comemorativos do mês da consciência negra no país.
“Vamos entrar em contacto com o Ministério da Cultura, porque sabemos que já existem várias peças e artefatos tradicionais devolvidos e aqueles que ainda não foram devolvido vamos lá falar com os dirigentes a nível do Ministério da Cultura de Portugal para trazer de volta, mas é um trabalho que ainda não está acabado”, disse o soberano.
A devolução do património cultural angolano presente há décadas nos museus portugueses faz parte da agenda do Ministério da Cultura de Angola.